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05 de Outubro de 2016

Desafios na distribuição para crescer no ranking de eficiência logística

Pesquisa bianual do Banco Mundial coloca País em 55º colocado entre os 160 analisados, em 2010 figurava em 41º lugar

Desafios na distribuição para crescer no ranking de eficiência logística

Divulgado a cada dois anos, o Logistics Performance Index (LPI) é um levantamento do Banco Mundial baseado em estudos de mais de 120 especialistas de todo o mundo com o objetivo de traçar um ranking de eficiência logística. A nova edição da pesquisa traz o Brasil na 55ª colocação, representando um salto de dez posições em relação a 2014, quando ocupava o 65º lugar. Ainda assim, o País ainda está longe da marca de 2010, ano em que figurou como 41º colocado.

O principal desafio do setor no Brasil, no entanto, continua sendo o processo de distribuição, o trajeto realizado pela mercadoria das fábricas até o cliente final. Trata-se de um processo com alto grau de complexidade, estratégico para a economia de um país. O desafio é descobrir e selecionar o melhor modal a ser utilizado para cada tipo de transporte. O Brasil tem avançado muito, mas ainda temos um longo caminho para percorrer.

Como mais de 61% da movimentação de mercadorias no País é realizada pelo transporte rodoviário, é preciso cada vez mais entender as necessidades desse mercado e oferecer eficiência para possibilitar não só melhores colocações em rankings como o do Banco Mundial, mas o crescimento do Brasil como um todo.

Esse movimento deve ocorrer ao mesmo tempo em diversas esferas. Uma das mais importantes é na infraestrutura, que, com baixos níveis de investimento nos últimos 20 anos, deteriorou a economia do País e provocou a elevação dos custos gerais de toda a cadeia de produção e distribuição.

Além do investimento do Estado, o setor privado também é protagonista no crescimento da logística brasileira, principalmente por investir em tecnologias cada vez mais eficientes para redução de custos e aumentar a produtividade. Um exemplo citado por ele seria o próprio mercado de plataformas elevatórias.

A partir de pesquisa interna, analisando o processo de descarga dos produtos no ponto de venda durante um ano, constatou-se que centros de distribuição que utilizam veículos com plataformas veiculares realizam o dobro de entregas em um turno de trabalho. Enquanto um carregamento fracionado tem o tempo estimado de 3h24, com a plataforma veicular esse tempo cai para 1h01, uma redução de 70% que ainda é acompanhada por economia com equipe, uma vez que o uso de plataformas hidráulicas requer menos pessoas para carregar e descarregar o caminhão.

Segundo o novo ranking da logística, entre os Brics o Brasil está à frente apenas da Rússia, que aparece em 99º, enquanto África do Sul, China e Índia se destacam, respectivamente, como 20ª, 27ª e 35ª. Ainda assim, o País supera quase todos os vizinhos de América do Sul, com Uruguai em 65º, Argentina em 66º e Peru em 69º. O ranking é liderado pela Alemanha, seguida por Luxemburgo, Suécia, Holanda, Singapura e Bélgica, quanto os Estados Unidos aparecem na 10ª posição.

Portanto, não é exagero traçar um panorama para elevar o Brasil ao mesmo patamar de países europeus, EUA e asiáticos como Coreia do Sul e China, uma vez que temos condições e expertise para isso, tanto no mercado interno quanto externo. A MKS Marksell, por exemplo, fechou o ano de 2015 com um crescimento de 300% nas exportações. Hoje, as exportações da empresa representam 15% das vendas, com expectativa de que terminemos 2016 em 30%.

*Jorge Franchi, diretor de novos negócios da MKS Marksell

Sobre a Marksell
Empresa 100% brasileira, certificada pela Conformidade Europeia (CE), pelo INMETRO e ISO 9001, pioneira e líder em seu segmento há 32 anos, a MKS Marksell desenvolve, projeta e fabrica, com tecnologia própria, equipamentos para movimentação de cargas e pessoas, aplicados a veículos ou estacionários, com grande ênfase em acionamentos eletro-hidráulicos. Com fábricas na Itália e em Itapevi, na Grande SP, a companhia possui no Brasil uma estrutura de produção flexível instalada em uma área de 13.000m² e conta com mais de 50 pontos de assistência técnica e comercialização.

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